top of page

ambiente

"É comum ouvir que é num profundo mergulho no contexto cultural de lugar que a obra se universaliza. Isso parece servir como definição à cozinha do Tuju. Como obra de arquitetura é um trabalho de pequena escala. A pretensão da obra é parecer ser apenas o que é. Óbvio como o concreto ser concreto, a madeira ser madeira. Autêntico apenas porque almeja uma espécie de verdade."Angelo Bucci, arquiteto. 

salão_tuju_rubens-kato.jpg

arquitetura

Desenhado pelo arquiteto brasileiro Angelo Bucci, fundador do premiado escritório SPBR, o projeto do TUJU é uma progressão de espaços distintos dedicados a experiências gastronômicas.

"A filosofia do restaurante, adotando a sua definição, estava também assentada numa ideia clara para o seu espaço físico. Isso já estava nas primeiras conversas com Ivan Ralston — cuja sensibilidade foi construída através de distintos interesses, com destaque para a música, mas que também se estende para as artes em geral e arquitetura — e aparecia no modo como ele descrevia o programa do edifício. Não apenas naquilo que define a ambiência de um espaço arquitetônico, mas também numa ideia de percurso. Um ‘andamento’ arquitetônico que acompanhasse a sucessão de atmosferas que caracteriza a experiência gastronômica que ele antevia para o Tuju que se configurava em três ambientes: a praça, o salão das mesas circundando a cozinha de finalização, e o terraço.

 

A opção por materiais comuns ao contexto da cultura construtiva brasileira, acaba por exigir mais cuidado no desenho, pois, sem abusar do apelo aos materiais, é o desenho que imprimi personalidade à arquitetura e qualidade aos espaços. As referências estéticas tem uma componente numa construção histórica e outra, que lhe confere atualidade, na atenção ao que o momento oferece como possibilidade." Angelo Bucci.

paisagismo

Nossos jardins verticais foram projetados pelo escritório de paisagismo Raul Pereira Arquitetos Associados (RPAA), com espécies nativas da Mata Atlântica como cássia siamesa, xanadu, capim branco, licuala, dracena bambu, barriga de sapo e barba de serpente. Todas com poucas flores mas com uma farta variação de verdes para contrastar com o concreto. 

mobiliário

Nosso mobiliário celebra o design brasileiro.
As peças que compõem nossos espaços foram criadas por nomes como Geraldo de Barros, Zanine Caldas, Alfio Lisi, Danilo Lopes e Paula Gontijo — designers que traduzem, em forma e matéria, a riqueza da criação nacional. Cada móvel carrega não apenas beleza e funcionalidade, mas também história, identidade e um respeito pelo fazer artesanal.

objetos

Espalhados pelo restaurante, estão objetos colecionados por Ivan Ralston e Katherina Cordás, reunidos ao longo de mais de 30 expedições realizadas durante o processo de concepção do TUJU.

Cada peça carrega uma história e um vínculo com o território brasileiro. Entre os destaques, estão um osso de baleia encontrado em uma comunidade tradicional próxima a Ilhabela; uma máscara do povo Wayana-Apalai, da região da Serra do Tumucumaque (entre os estados do Pará e Amapá), que representa o espírito do alimento; armadilhas de camarão-pitú utilizadas na Bahia; pilões de jacarandá da Serra da Bocaina, usados nos preparos tradicionais da paçoca; e um crânio de gado curraleiro, trazido da Fazenda Mutum, em Goiás.

Juntos, esses objetos formam um acervo vivo — uma espécie de cartografia sensível do Brasil profundo, que inspira e dialoga com a experiência oferecida pelo restaurante.

bottom of page